#MulheresQueImpactam

https://twitter.com/lupontesmolina/status/1049282690288160769

Mulher, brasileira, indígena, advogada e agora deputada federal! Não poderíamos estar falando de ninguém menos do que Joênia Wapichana!

Joênia nasceu no estado de Roraima, em 1974, em uma tribo indígena chamada Wapichana, tendo seu nome de batismo como Joênia Batista de Carvalho. Aos 8 anos de idade, por conta das precárias condições em que viviam, Joênia se mudou para Boa Vista, capital da estado, junto de sua mãe.

Ao entrar em idade universitária, Joênia trabalhava e estudava para poder se manter no curso e ajudar nas contas de casa. Ela cursava direito a noite e trabalhava de dia em um escritório de contabilidade, até se formar em 1997.

Sua vida está sendo dedicada aos direitos dos povos indígenas, tendo atuado fortemente para que seus direitos sejam respeitados. Trabalhou no CIR (Conselho Indígena de Roraima), defendendo o direito dos índios a posse de suas terras. Foi a primeira presidente da comissão dos direitos dos povos indígenas na OAB (Ordem dos Advogados).

Hoje, eleita deputada federal, Joênia pode finalmente atuar como uma representante desta causa dentro do congresso, e trazer maior igualdade e representatividade aos índios do nosso país. Todo o nosso apoio a essa mulher incrível 🙌👏

#Informação #Suporte #União #Representatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *