Eaii galera, vocês já pensaram em sanidade mental estar relacionada a um dos motivos pelos quais as mulheres já sofreram machismo?

Existem uma série de estudos que apontam que, ao longo do século XIX e em diversos lugares do mundo, as mulheres encheram os hospitais psiquiátricos públicos e particulares. Este fato deve-se pela “loucura e insanidade” terem sido consideradas enfermidades do sexo feminino e por óbvio, por viverem em estruturas bem opressoras, que viam suas trangressões com maior gravidade do que as masculinas!!

Quais seriam as hipóteses para se declarar loucura? Eram sempre questões voltadas à suas intimidades, sua família, seu corpo e sexualidade. Neste sentido, a imagem abaixo, mostra uma lista de possíveis motivos para mulheres serem internadas em hospitais psiquiátricos entre 1864 e 1889, como ler um romance, sentir preguiça, estar de luto ou até mesmo se masturbar!!! SOCORRO!!

Parece até mesmo um filme de terror!! Ainda bem que hoje a medicina psiquiátrica evoluiu, e deixou certos estereótipos machistas de lado, não é não?

#ImpactoMulher #Sanidade #FatoHistórico

Artigos relacionados:

Há 1 séc. você seria internado em um manicômio se…

Experiências de vida, experiências de loucura: algumas histórias sobre mulheres internas no Hospício São Pedro (Porto Alegre, RS, 1884-1923) (http://revistas.unisinos.br/…/histor…/article/view/6171/3336)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *